Filosofia para Crianças – meninos de 5 anos

À sala dos 5 anos trouxemos esta semana o tema da crueldade. Com a ajuda das imagens de filosofia visual para crianças, fomos investigando esta grande questão. Aqui fica um “cheirinho” da nossa conversa: Matar formigas ou irritar um bebé é cruel? Uma é mais cruel do que a outra?” É a das formigas, é mais grave, morrem para sempre.” – M. “Não, é a do bebé, porque um bebé é um bebé e ele precisa do seu peluche, se não fica doente (pode ter febre).” – V. O que é a crueldade? “É uma coisa má. É um selvagem”- T. “É uma palavra má”- A. “Quando somos maus” – C. “Não temos o direito de fazer mal aos animais porque são a natureza. Eles ficam feridos” – K. “Hoje eu cheguei atrasada por causa das formigas, estavam a atacar a groselha da minha irmã – isso também é cruel” – C.

O que é a crueldade?

“A menina tem duas facas e quer cortar a cabeça do lagarto e vai cortar o arco-íris, os pingos, o sol, a mosca e o arco-iris. Mas com a cabeça cortada o lagarto não muda de cor. E o arco-íris precisa do sol e das gotas. É muito cruel”.

FullSizeRender-3

“O rapaz está a matar a menina com a faca. Ele matou-a porque quer roubar as flores para dar a uma amiga dele. Ele matou e é cruel.”

FullSizeRender-2

“É a historia de um militar que matou, com uma pistola, uma pessoa. Não gostava dela porque era de outro país. O militar era de Portugal e o outro era de França. Eu acho muito, muito mal, porque nós não podemos fazer isso.”

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s