Não se descansa a meio de uma corrida.

 

Os nossos filósofos partiram da história de Jean de La Fontaine para conversar sobre pessimismo, sobre isso de se “armar em boa”, do bocadinho de nós que é lebre e do outro que é tartaruga.Todos os meninos conheciam a história e sobre ela tinham uma ideia bem precisa. Da leitura colocou-se a questão do V.: “Porque é que a lebre foi tão estúpida?” “Porque era optimista”, disse a C. “Não, ela era mas era arrogante, porque se armou em “a melhor”, contestou a I. “Tinha o “nariz empinado”, acrescentou o M. Entretanto o V. disse: “se calhar o problema era sono, eu também não tenho muita energia de manhã, não tenho forças”. E deu-nos muitas ilustrações deste desafio que é levantar com sono e deitar sem ele…

 

Paralelamente levantou-se uma questão sobre a maldade e as rugas. A I. disse:” as pessoas más têm rugas.” Ao que o M. reagiu dizendo: ”então a minha professora de música não é nada boa. É a pior pessoa à face da Terra.” A T. disse: ”eu acho que não é bem assim. As rugas têm a ver com a idade.” “Com o aspecto físico” disse o P.

 

Da ideia de cada um sobre a lebre e a tartaruga, surgiram outros animais: a Tartafruta (uma tartaruga que tem o corpo formado por peças de fruta) e o Coelhaço (“um coelho e um palhaço juntamente”). Onde existem estes animais?, perguntou a M. O P. respondeu: ”Quando uma pessoa desastrada deixa cair uma tigela de fruta ao chão… nessa altura eles aparecem. Estas espécies são muito raras, estão em vias de extinção.” Rimo-nos todos muito e ficamos a pensar o quanto é bom conhecer os caminhos maravilhosos da imaginação de cada um de nós. É um tesouro, desta vez foi partilhado.

 

Moral da história: não se pode descansar no meio de uma corrida, disse a A. Na história como na vida, pensamos nós.

IMG_0175

 

IMG_0172 DSCN3106_red

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s