FiloFun – no domingo 12 de Janeiro foi assim:

Os nossos filósofos partiram da história de Jean de La Fontaine para conversar sobre vitórias, estratégias, concepção e mérito do sucesso.

A partir da história, colocou-se uma questão pertinente: Quem era mais determinado? Quem queria realmente vencer?

O P. disse: “Quem é convencido nunca ganha” mas logo o T. respondeu que não estava de acordo: “O Mourinho, por exemplo, é convencido mas ganha sempre”. Depois a M. acrescentou que “a humildade fez com que a tartaruga ganhasse. A atitude de ser convencido tapou os olhos àquele que pensava ganhar”.

Tati Filofun  Jan. 2014 DSCN3093_redLançámos a pergunta: Porque é que um tem uma atitude humilde e o outro arrogante?

M.- “Porque a Lebre é melhor, tal como o Mourinho é melhor! A tartaruga ganha só porque foi humilde, por mais nada.”

O M. acrescenta: “Ela ganhou porque a Lebre subestimou a tartaruga.”

E o T. : “Podiam ter as duas a mesma determinação mas a lebre teve demasiada confiança.”

Nessa corrida a velocidade não era tudo o que importava”, disse o M., “ a inteligência, a astúcia, foram superiores às capacidades físicas da lebre”.

Em que momento foram lebres e tartarugas? Fez-se silêncio para ordenar memórias e inspeccionar histórias já vividas. A pouco e pouco surgiram as experiências da escola, das matérias, dos trabalhos, etc.

Os nossos participantes tinham entre 11 e 16 anos e todos eles já tinham opinião formada sobre a escola e aquilo que ela nos dá. Foi consensual a ideia de que a escola nem sempre é agradável mas que faz falta para a formação de cada um, qualquer que seja a área da sua preferência. Mas não é a única coisa. As actividades extra-curriculares são uma parte importante do programa. Como alguém dizia, a natação “cansa-me mas também me dá energia”. Parece um contra-senso mas não é. Mais para a frente e com a ajuda de vários outros contributos, percebeu-se o que estava escondido naquela frase. Tinha a ver com motivação, com o estímulo físico que ajuda depois a desenvolver e consolidar o desempenho intelectual, uma noção de que os adolescentes se revelaram muito conscientes.

Veio depois à baila o tema das pausas para o lazer: fazer o que apetece ou fazer o que se deve, eis a questão. Estudar ou ficar a jogar computador ou a ver televisão? Segundo os filósofos do dia, por vezes, é necessário fazer uma pausa entre o fim das aulas e o iniciar dos trabalhos de casa. Mas, reforçam os mesmos filósofos, o pior é quando a pausa nunca mais acaba e os trabalhos de casa vão ficando por fazer. O preço a pagar por ceder àquilo que apetece fazer em vez de fazer o que se deve é o facto de muitas vezes os resultados não serem os melhores, porque não dedicámos às tarefas o tempo que elas mereciam ou necessitavam.

No fim, pediu-se aos nossos jovens que escrevessem numa tabela os atributos que pensavam que melhor qualificavam a tartaruga, por um lado, e a lebre, por outro, com base na conhecida história infantil.

A tartaruga angariou, entre outros, os atributos de “determinada”, “organizada”, “lenta”, “paciente”, “inteligente”, “humilde”, “persistente” e “comprometida”. Já por seu lado, a pobre lebre reuniu um leque de atributos bem menos prestigiante, coleccionando adjectivos como “convencida”, “confiante em excesso”, “despreocupada” e “preguiçosa”.

Parece que os nossos jovens reconhecem que, afinal de contas, não basta ser o “melhor” nalguma coisa. Muita aptidão e autoconfiança em excesso, aliadas à tendência para fazer a vontade à “inércia” do corpo e à “preguiça” da mente, podem ser a mais perigosa das armadilhas e fazer com que o mais dotado, contra todas as expectativas, não consiga afinal, cortar a meta… Uma lição preciosa no início do novo ano!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s